Os cães, assim como os humanos, gostam de músicas, podendo ter, inclusive, um efeito calmante neles. A musicoterapia é uma técnica muito usada para tranquilizar os cães, além de entretê-los. Cada cachorro, no entanto, tem um interesse diferente para músicas, variando de acordo com o problema de saúde que apresenta.
Música para cãesA tendência humana que temos de nos projetar em nossos animais e assumir que gostam das mesmas coisas que nós, não vale muito para a música. Pesquisas recentes mostraram que os animais também apreciam muito a melodia, mas ao contrário das músicas que nós, humanos, habitualmente escutamos, cada espécie de animal possui uma música específica que é familiar a eles. Segundo pesquisas, 85% dos cães tem o nível de estresse reduzido ao ouvirem música clássica.
Alguns aplicativos de música como o Spotify e o próprio YouTube têm listas de músicas específicas para acalmar cães, que podem ser baixadas e arquivadas em computadores, celulares e tablets.
Como relaxar cães com músicaA música adequada para cães varia muito de acordo com o tamanho do cão: se você tem um cão de porte grande, como um labrador ou mastiff, por exemplo, o seu gosto musical pode ser bastante parecido com o dele. Cães maiores tem mais chance de gostar de músicas humanas do que os menores.
Segundo pesquisa, os cães conseguem fazer a diferença entre diversos estilos musicais humanos, demonstrando comportamentos mais relaxados quando escutam música clássica e comportamentos mais agitados ao ouvirem o heavy metal.
Os Beatles, banda bastante famosa do rock, tem uma música chamada “A Day in the Life” que termina com o soar de um apito que possui uma frequência tão alta que pode ser ouvido somente por cães. A ideia foi de John Lennon, que apitou para que somente seu cão ouvisse. O som toca a 30 kHz, uma frequência muito alta – faixa de ultrassom – e somente pode ser ouvida por cães, e não por humanos.
Seu cão é muito agitado? Que tal tentar por uma música para ele escutar?
Fonte: Clube para cachorros