Passear com seu
animal de estimação é sempre um ótimo exercício para ele. Explorar novos lugares, sair do tédio e ter a companhia do tutor fazem a alegria do cachorro. Mas e se o
cão não se comporta na hora do passeio? Não se preocupe! Preparamos algumas dicas para você e seu companheiro andarem juntos, sem nenhum problema!
Manual do passeio
- Cuidado com a ansiedade: ao pegar a coleira para passear, não deixe que a agitação tome conta do pet. Espere até que ele se acalme. Caso ele fique muito impaciente, interrompa a caminhada.
- Deixe ele ser um cão: cães precisam desenvolver seus instintos. Os passeios são momentos propícios para isso. Dê tempo para ele demarcar território, cheirar coisas e se relacionar amigavelmente com outros cachorros.
- Não economize: passeie com ele pelo menos uma vez por dia, sempre dando o tempo adequado para ele liberar suas energias. Um cachorro relaxado deixa de destruir sua casa e não fica entediado.
- Coleiras: tenha preferência por coleiras mais curtas. Assim, você pode controlar a situação em momentos inesperados, como passar perto de algum outro animal agressivo ou caso seu pet tente avançar em alguém.
- Recompensa: dê algum agrado ou carinho para cada vez que ele se comportar durante a atividade.
- Horários: para criar uma rotina para o pet, tente passear nos mesmos horários. E sempre evite sair em temperaturas extremas para que seu companheiro não sofra durante a atividade, gerando mais ansiedade e agitação.
Lembre-se: vá sempre com calma e dê bastante atenção ao seu animal de estimação, aproveite o tempo e treine bastante. Assim, você e seu melhor amigo poderão curtir muitas caminhadas juntos!
Pedro
Ótimo artigo!
www.magodoscaes.com.br