Hoje em dia é cada vez mais comum encontrar cães que tem
medo de trovões, ou se apavoram ao ouvir o som de fogos. Oferecer ao seu cão petiscos, carinho e proporcionar momentos divertidos quando uma tempestade se aproxima fará com que esse momento traumático e apavorador se torne tranquilo e agradável.
Medo de trovões – Como ajudar seu cachorro?
Comece cedo… Se o seu cão ainda é um filhote, repare se ele mostra algum sinal de medo quando uma tempestade se aproxima, mesmo um pequeno susto não deve ser ignorado. E mesmo que ele não esteja completamente apavorado ao ouvir esses sons, não significa que ele não está sofrendo com esses barulhos. A fobia de tempestade ou de fogos é considerado um desvio de comportamento e é progressivo. Tente nessa hora oferecer algum tipo de distração positiva para o seu cão, assim ele ficara ocupado e distraído com algo que o deixe tranquilo. Chamamos isso de mudar o foco!
Alguns donos preferem não oferecer nenhum tipo de atenção ao cão, porque não querem reforçar o “comportamento negativo” ocasionado pela tempestade ou os fogos. Mas saiba que essa não é a maneira e nem a hora certa de dizer ao seu cão para ser corajoso. O seu cão não irá entender que você o está punindo porque ele está com medo! Na verdade só irá piorar a situação. Ao invés disso, dê a ele uma distração positiva para estimular o comportamento mais calmo. Momentos agradáveis, com brincadeiras usando petiscos e brinquedos, são as melhores técnicas para se aplicar antes das tempestades. Faça isso antes mesmo da tempestade começar. É uma ótima opção fazer com que o cão associe barulhos com petiscos e brincadeiras.
Alguns cães se escondem quando estão com medo, é uma defesa natural para eles. Fazer com que eles se acostumem em caixas de transporte para se abrigarem nas horas de desconforto, pode ser uma ótima maneira de diminuir a ansiedade e o medo do seu cãozinho.
Dessensibilizar o seu cão é também uma forma muito produtiva de eliminar esse medo de barulhos. Usando um CD com sons de trovão ou outros sons. Você pode brincar com ele enquanto vai aumentando o volume do som gradativamente para que ele se acostume com esses barulhos. Assim o estimulando a se sentir à vontade com esses sons.
Essas são algumas dicas que podem ser uma mão na roda para quem enfrenta esse tipo de problema. Existem diversas outras maneiras para ajudar cães e donos que sofrem com isso, mas, se nenhuma dessas dicas ajudá-lo, procure a ajuda de um Profissional especializado em Comportamento Canino.
Fonte: http://www.blogdocachorro.com.br/