Se você é alguém que ama os animais e que se preocupa com eles, certamente se encontrar na rua um peludo que parece perdido ou abandonado irá querer se aproximar para socorrê-lo. Entretanto, antes de tentar se aproximar de um cão desconhecido, você deve tomar uma série de precauções para evitar que o cão interprete mal suas intenções e que venha a reagir de maneira negativa.
O que você deve levar em conta antes de se aproximar de um cão desconhecido
Antes de se aproximar de um cão desconhecido você deve estudar a linguagem corporal dele e decodificar os sinais que ele emite. Desista da ideia de se aproximar se o animal mostrar sinais de
agressividade. Por exemplo:
- Latidos e grunhidos;
- Mostrar os dentes;
- Orelhas em pé e para frente;
- Cauda erguida;
- Patas rígidas;
- Pelagem arrepiada.
Nestes casos, existe grandes possibilidades de que o animal tentará te morder.
Como você deve se aproximar de um cão desconhecido
Se o peludo se mostrar amigável, ou se pelo menos não apresentar sinais de agressividade, tente fazer com que seja ele que se aproxime de você. Se ele não o fizer, você pode se aproxima dele, de lado, muito lentamente:
- Não fale com força, mas sim em um tom calmo e afetuoso;
- Não faça movimentos bruscos, nem tente encurralá-lo;
- Evite o contato visual prolongado.O animal poderá interpretar isso como um desafio e um sinal de domínio de sua parte;
- Estenda a sua mão para que ele a cheire. É uma forma de demonstrar suas boas intenções;
- Acaricie-o com suavidade, preferencialmente no lombo;
- Permaneça agachado, para lhe demonstrar que está a seu nível.
Se você notar que o cão está reticente, retroceda e tente o contato novamente em outro momento, ou depois de alguns minutos. E leve em conta que se o cão mover a cauda, isso nem sempre é sinal de alegria, pode ser um claro sinal de que ele se encontra agitado e nervoso.
Resista à tentação de acariciar um peludo que passeia com seu dono, você primeiro deverá pedir permissão ao dono e fazer como ele lhe indicar.
É importante que você explique às crianças da família que elas não devem se aproximar e nem tentar acariciar um cão desconhecido, por mais que elas gostem de animais.
Lembre-se que conhecer a linguagem corporal dos cães é de suma importância nestes casos. Assim você poderá se aproximar com êxito de um cão desconhecido e ajudar para que ele reencontre seus donos ou um lar substituto e que, possivelmente, poderá ser o seu.
Fonte:
https://meusanimais.com.br/