O tempo seco e o calor estão incomodando você? Pois saiba que seu cachorro e seu gato também sofrem! Nos últimos dias a cidade de São Paulo entrou em estado de alerta: a umidade do ar ficou em torno de 20%. Outros 10 Estados e o Distrito Federal também enfrentam o problema. Essa situação gera várias dificuldades para nossos pets.
Presos numa casa, ou apartamento, esses cachorros e gatos ficam aguardando que seus donos se mobilizem para atenuar os reflexos do tempo seco em suas vidas. Lembre-se de que como não estão soltos na natureza, ou nas ruas, os animais domésticos têm dificuldades para se defender.
Por este motivo, é importante buscar conhecimento sobre o que fazer. Listamos aqui 13 dicas de como amenizar os problemas causados pelo tempo seco!
- Evite passear com seu cachorro nos horários mais quentes do dia, entre 11:00 e 16:00. Prefira caminhar bem cedinho ou ao final do dia;
- Ao sair, leve mais água do que de costume. Aliás, a recomendação é diminuir a quantidade de exercícios nesses dias;
- A tosa pode ser indicada, já que menos pelos representa menos calor;
- Procure dar banho com água mais morna, ou mesmo fria;
- Se possível, hidrate-o com produto específico para cães e gatos;
- Troque a água dele várias vezes ao dia, para que esteja sempre fresca;
- Ajude-o a encontrar um local agradável para dormir;
- Deixe toalhas molhadas próximo ao local onde o cachorro ou o gato dormem. Com a evaporação gradativa da água, o ar tende a ficar mais úmido. Bacias cheias de água também ajudam.
- Animais que sofrem de problemas respiratórios devem ser levados ao veterinário para um ajuste da medicação;
- Filhotes e animais mais idosos requerem atenção maior nesse período!
- Uma dica interessante é levar o animal para dentro do banheiro quando você for tomar banho. O ar úmido provocado pela água do chuveiro irá lubrificar suas vias respiratórias, de forma semelhante a uma inalação.
- Ofereça água de coco, é doce, hidrata e eles adoram!
- Dê cubos de gelo para o animal brincar. Ele vai se divertir e se hidratar. Você pode fazer isso com suco de melancia ou melão.
Mesmo assim, inteligentes que são, os próprios animais mudam alguns de seus hábitos, para minimizar o desconforto que sentem.
É por isso que eles deixam de ficar no lugar de costume para procurar abrigo num local mais fresco e arejado. Escolhem sempre ficar perto da sombra, bebem mais água e ficam mais quietos, poupando-se.
https: www.animale.me